Curso de Atualização
em Implante de Anel de Ferrara™

No dia 26 de maio de 2022, no auditório da Ferrara em Belo Horizonte aproximadamente 20 médicos oftalmologistas se reuniram para falar das novidades do Implante de Anel de Ferrara para a correção do ceratocone e um pouco mais…

Começamos o dia com o Dr. Guilherme Ferrara  falando de seus estudos e acompanhamento clínico do Implante de Anel de Ferrara em crianças, pacientes que têm a maior predisposição para evolução do ceratocone pós anel. Em seguida o Dr. Paulo Ferrara falou um pouco de seus mais de 40 anos de experiência no o tratamento do paciente portador de ceratocone, ressaltando que mais que tratar a doença é necessário tratar e dar apoio ao paciente e a sua família, habitualmente muito assustados pela evolução da doença e falta de informação sobre os tratamentos disponíveis. O Dr. Frederico Bicalho falou das complicações e o Dr. Leonardo Torquetti, também referência no tratamento do ceratocone, trouxe as novidades na utilização de segmentos de arco longo em casos extremamente avançados de ceratocone e aprofundou os conceitos do nomograma da Ferrara Ophthalmics para o Implante do Anel de Ferrara. Dr. Sandro Coscarelli mostrou os seus resultados e evolução dos estudos do HM, idealizado por ele, com finalidade refrativa. Dr. Rafael Canhestro deu o “pulo do gato” no planejamento científico baseado na elevação posterior, e nos parâmetros de Q, K e CYL e por fim o Dr. Gustavo Nery mostrou resultados extremamente positivos no implante de segmentos de 6mm de diâmetro para o tratamento de ceratocones inicias, técnica ainda pouco utilizada mas com benefícios enormes e resultados inspiradores.

Todas as aulas apresentadas trazem novidades no tratamento do paciente portador de ceratocone e de altas miopias que não estão no hall habitual deste tratamento mostrando a versatilidade e diversas possibilidades de uso do segmentos de anel intra corneano no tratamento de diversas ametropias, dando opções de correção visual pós transplante, com finalidade refrativa, em ceratocones iniciais ou ceratocones avançados, com os melhores resultados possíveis para cada caso.

No final da tarde o Dr. Paulo Ferrara demonstrou a técnica cirúrgica manual para o Implante de Anel de Ferrara seguido de wetlab pelos participantes.

Confira os Melhores Momentos Pré Pandemia

Galeria Pré Pandemia

Realização

logo ferrara