Ferrara Ophthalmics

PIONEIRISMO E TECNOLOGIA NO TRATAMENTO DO CERATOCONE


  • 2018

    5ª Geração de Nomograma

    Elevação Posterior

    Hoje, a Ferrara Ophthalmics acumula mais de duas décadas na transferência de tecnologia no tratamento do ceratocone. Já foram realizados aproximadamente 600.000 implantes em todo o mundo.

  • 2006

    CRIAÇÃO DO FILTRO ANTI-GLARE

    PRODUÇÃO DO ANEL NA ESPANHA

    Em 2006 os segmentos de Anel de Ferrara™ passaram a ser produzidos pela AJL, na Espanha. O PMMA Amarelo como filtro Anti Glare trouxe mais tecnologia aos segmentos de Anel de Ferrara™ e mais conforto aos pacientes.

  • 2004

    4ª GERAÇÃO DE NOMOGRAMAS

    ASFERICIDADE

    Em 2004 quando Dr. Paulo Ferrara sugeriu a 4ª geração de nomogramas para a escolha do posicionamento, tamanho dos segmentos e espessuras, de acordo com cada padrão de ceratocone observado. A escolha da asfericidade possibilitou a utilização de segmentos mais delgados com melhores resultados e mais previsíveis

  • 1999-2003

    USO REPRODUTÍVEL

    Aprimoramento do nomograma.

  • 1998

    CERATOCONE

    Em 1998, com o foco voltado ao paciente portador de ceratocone, o Anel de Ferrara™ se apresentou como uma alternativa de tratamento à milhares de pessoas que viam no transplante de córnea a sua única opção.

  • 1994

    TÉCNICA CIRÚRGICA DE TUNELIZAÇÃO

    Em 1994 desenvolveu a técnica de tunelização que apresentou vantagens significativas sobre a técnica anterior como preservação da zona óptica da córnea, menor tempo de recuperação e maior facilidade na realização do implante.

  • 1991

    PRIMEIRO IMPLANTE

    Após 4 anos de estudos em animais para avaliar a tolerância e o comportamento da córnea aos implantes, bem como determinar forma e tamanho, objetivando a criação de um nomograma, foram realizados os primeiros implantes em pacientes alto míopes utilizando a técnica de ceratectomia com microcerátomo.

  • 1987

    CRIAÇÃO DO ANEL DE FERRARA

    Observando os altos graus de miopia e dificuldades de adaptação às lentes corretivas, propôs a técnica hoje conhecida como Implante de Anel de Ferrara™ (ICRS - Intra Corneal Rings Segments). O pedido de patente foi realizado em 1987.

  • 1981

    "ADAPTAÇÃO DE LENTES DE CONTATO PARA CERATOCONE"

    Em 1981 o Dr. Paulo Ferrara, sob a supervisão do saudoso professor Emir Soares, defendeu sua Tese de Doutorado com o tema: Adaptação de Lentes de Contato para Ceratocone”, pelo Hospital São Geraldo, em Belo Horizonte.


DR. PAULO FERRARA

ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA


Tomou posse no dia 17 de março de 2017 como Membro Titular da Cadeira No. 3 da Academia Mineira de Medicina o Dr. Paulo Ferrara de Almeida Cunha. Esta cadeira tem como patrono o Prof. Lucas Monteiro Machado e o último ocupante foi o Acadêmico Lucas Vianna Machado. O novo membro titular foi saudado pelo Acadêmico Francisco Reis Bastos. A solenidade foi realizada às vinte horas do dia dezessete de março de dois mil e dezessete, no Teatro Oromar Moreira, da Associação Médica de Minas Gerais.

Em seu discursos de posse, Dr. Ferrara lembrou os três ocupantes anteriores da cadeira e a importância acadêmica que cada um deles representou para a história da medicina. Coincidentemente, todos os ocupantes anteriores eram ginecologistas, todos brilhantes em suas carreiras. Segundo ele, seguir os passos dos doutores Lucas Monteiro Machado, Affonso Silviano Brandão e Lucas Vianna Machado será uma tarefa difícil. “Esses nomes, além da grande honra, geram em mim a desmensurada responsabilidade de ser o novo ocupante desta cadeira. Vou trabalhar sempre para corresponder às expectativas de meus pares e, principalmente, às minhas próprias”, afirmou em seu discurso.

Ainda em seu discurso, Dr. Ferrara lembrou do que o fez trabalhar tanto para criar o Anel de Ferrara, seus filhos. “Chegar até aqui é para mim motivo de orgulho. Nada disso teria acontecido se não fosse minha família, meus companheiros de consultório e professores. Foram noites de trabalho e dias de viagem. Perdi muito do crescimento de meus filhos. Fiz tudo pensando neles. Se o Anel existe hoje é por causa deles”, diz emocionado.

A entrada do Dr. Paulo Ferrara para a Academia Mineira de Medicina vem coroar uma carreira de sucesso e muito trabalho. Depois de inúmeras premiações internacionais, a sociedade médica mineira reconhece o grande valor deste medico, pesquisador e visionário. “Fazer parte da Academia Mineira de Medicina ao lado dos mais brilhantes nomes da medicina mineira me deixa realmente desconcertado. E certo de que muito trabalho tenho pela frente”, finaliza.